Tertúlia – Filipa Venâncio

Casa Museu Frederico de Freitas

24 de julho de 2019

Filipa Venâncio, PADARIA SÃO ROQUE, acrílico s/tela, 2015 (pormenor)

No próximo dia 24 de Julho, quarta-feira, a Associação Casas com Histórias promove mais uma das suas “Tertúlias”, com entrada livre, desta vez na Casa – Museu Frederico de Freitas, pelas 18h00.

Vamos conhecer a perspetiva de uma artista para quem as casas, nosso tema predileto, são fonte de inspiração. A pintora madeirense Filipa Venâncio partilhará connosco o lugar central das casas na sua obra. Foi o texto de abertura da sua recente exposição na Galeria Marca de Água que incentivou e despertou a nossa curiosidade pela sua abordagem:

“… aquele que é o meu território de investigação na pintura: a compulsão por casas, por projectos que problematizam uma certa ideia de espaço e de lugar, quer seja interior ou exterior, existente ou já demolido; o apelo por volumetrias arquitectónicas, simultaneamente desniveladas, complexas, labirínticas, impossíveis de habitar e de descrever; construções simples, sofisticadas, com anexos, recantos, passagens, alpendres e sacadas; vazias, recheadas, despojadas ou repletas de objectos e detalhes insignificantes e valiosos e o puro exercício da pintura, a atração cada vez maior pela cor do cimento e a inapelável necessidade de perseguir e apropriar-me da pele das paredes, camada sobre camada, tela sobre tela em narrativas enviesadas ou não.”

Participe neste encontro informal e contribua connosco para ampliar interesses, satisfazer curiosidades e trocar ideias. Agradecemos a sua presença e a colaboração na divulgação da iniciativa.

Margarida Camacho
Sílvia Lomelino Soares
Ana Margarida Araújo Camacho